top of page

Concurso
de Redação

Proposta e textos motivadores

TEMA: A construção social de um novo mundo: o cuidado consigo, com o outro e com o meio ambiente”

A PARTIR DAS 18H: Veja aqui as redações finalistas

Proposta e textos motivadores

Sobre o concurso

Esta quinta edição do concurso de redação foi toda virtual e voltada aos estudantes do Ensino Médio das escolas públicas de Paraisópolis, Maria Zilda e ETEC Abdias do Nascimento, e também do Cursinho Popular Projeto Chance (Instituto Embarque), que atua na comunidade. Um salve às professoras e professores que aceitaram o desafio de engajar seus alunos nesse importante momento da formação escolar de suas alunas e alunos.

​​

Em maio, o desafio foi lançado: escrever uma redação nos moldes do ENEM, com o tema:

​

Os alunos submeteram seus textos através das plataformas virtuais de suas escolas. Um desafio enorme, pois além de participar do concurso, tendo que atender às regras de escrita de um bom texto dissertativo,  ainda tinham que contar com que a tecnologia colaborasse, não ficassem sem internet, o computador não falhasse etc.

​

E como participar do Concurso de Redação pode ajudar na formação dos alunos? Pois vou te contar: as provas são corrigidas com muito rigor por corretores especializados e com os mesmos critérios do ENEM. Em agosto, cada participante recebeu  uma devolutiva sobre seus resultados individuais. Assim professores e alunos ficaram sabendo em qual aspecto precisam melhorar no texto.

​

Ajudar os alunos a se exercitar na prática de redação é o objetivo do Concurso. Fique ligado para participar no próximo ano.

Os finalistas do concurso receberão prêmios.

bottom of page